Judô

Você está em : Início » Extracurricular » Judô

O judô traz benefícios para as crianças e adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada.

Este esporte desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno, prepara os jovens para uma convivência harmônica em seu ambiente social. Estimula o interesse pela competição sadia, pois esta modalidade não usa golpes de impacto direto, como socos e chutes, ela consiste em derrubar e imobilizar o adversário.Ajuda a criança nas competições, ensinando que é preciso, às vezes, aprender a perder, aprender a cair, para depois levantar e vencer. Desenvolve o educando como um todo. O judô tem por objetivo, não só a preparação técnica dos alunos, mas também trabalha as relações, o respeito, a harmonia com o outro e consigo mesmo.

O Judô direcionado para a Educação Infantil:

As aulas de judô infantil tem por objetivo melhorar a concentração das crianças, proporcionar autoestima, disciplina e saúde com total segurança. Ela busca desenvolver o controle muscular, aperfeiçoar o reflexo, desenvolver o raciocínio, o equilíbrio mental, reforçar o caráter e a moral; fortalecer a autoconfiança e o respeito aos companheiros.

O Judô direcionado para o Ensino Fundamental I

Ensina a cuidar beneficamente do físico e do caráter; a ter autodisciplina, a ter equilíbrio, a tratar o semelhante com respeito e humildade; torna o educando útil à sociedade.

A UNESCO, braço das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, também destaca o judô como um esporte que possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico.

Além disso, diz o estudo da UNESCO, o judô é o melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens de quatro a vinte e um anos já que promove uma educação física integral. O esporte permite, através do conhecimento e prática regular do mesmo, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras.

Fonte:

« AGOSTO/2017 »