Santa Inês


Você está em : Início » História » Santa Inês

O bairro

O bairro do Bom Retiro abriga o Colégio de Santa Inês desde sua fundação, em 1907. Marcado pela popularidade de culturas, raças e credos, sua história tem em si grande parte de todos os vieses que compõem a própria história da cidade de São Paulo.

No século XIX o bairro era local em que as famílias abastadas da cidade mantinham chácaras onde passavam o fim de semana. É o caso da família Souza Aranha do Marquês de Três Rios, hoje, nome da rua em que se localiza o Colégio. Uma das chácaras chamava-se “Bom Retiro”, que deu nome ao bairro.

Com o tempo a configuração do bairro foi se transformando e sua formação geográfica possibilitou a fundação de olarias, que se aproveitavam das cheias dos rios Tietê e Tamanduateí para retirar seu material de trabalho.

Depois, a construção da estrada de ferro São Paulo Railway (hoje Santos-Jundiaí), em 1817, influenciou a construção de depósitos e indústrias na região, além disso, a Hospedaria dos Imigrantes foi estabelecida no Bom Retiro e só em 1888 foi transferida para o Brás.

Os imigrantes são, justamente, a maior riqueza do bairro, suas características e habilidades movimentaram toda a atividade industrial e mais adiante, comercial que se coloca até hoje como a mais importante atividade de movimentação econômica local.

Italianos, judeus, gregos, armênios, peruanos, sul-coreanos e bolivianos são as principais etnias que se instalaram no bairro e cada um destes povos exerceu e ainda e exerce aquilo que aprenderam e traziam como herança cultural de seus locais de origem.

Praticando o comércio de tecidos, abrindo pequenos negócios voltados para a prestação de serviços, como sapatarias e pontos de encontro entre a população, estes povos foram pouco a pouco construindo o caminho que levou o Bom Retiro a ser hoje o maior pólo de moda e venda em atacado de roupas do Brasil.

O Colégio de Santa Inês

Em seus 107 anos de história, acompanhou grande parte dessas transformações culturais e sociais.

Sendo uma das primeiras Instituições Educacionais da região e a primeira voltada para a educação de meninas, o fato de ser uma escola católica nunca impediu que sua missão educadora fosse desenvolvida e direcionada a todas as etnias presentes no bairro.

O carisma salesiano tem como premissa o desenvolvimento social e a criação de uma sociedade igualitária e justa, por meio da educação da criança e do jovem e, de dar a esta parcela da população oportunidades e instrumentos de desenvolvimento individual e coletivo.

O Santa Inês soube exercer sua missão sem distinguir entre raça ou credo, abriu suas portas para todos aqueles que quisessem participar dos ideais de Dom Bosco e de Madre Mazzarello para todos aqueles que estivessem dispostos a abrir sua mente e seu coração para ideias que fariam do mundo, um lugar melhor para se viver.


« AGOSTO/2017 »
DSTQQSS
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031


Nosso Endereço.
R. Três Rios, 362 - Bom Retiro
São Paulo, SP - CEP: 01123-000
Tel: (11) 3334-9055

© Colégio de Santa Inês 2013. Todos os direitos reservados

Santa Inês » Colégio de Santa Inês