O que é a PJS ?

Você está em : Início » Pastoral » O que é a PJS ?

A pastoral é a ação da comunidade eclesial que torna presente Jesus Cristo e a sua realidade de salvação num grupo humano que vive num tempo e num espaço determinados. Tem, pois, duas referências essenciais: Jesus Cristo, vivo e presente na Igreja, e o grupo humano concreto, com sua realidade social e cultural.

A Pastoral Juvenil Salesiana (PJS) insere-se nessa ação eclesial para enriquecê-la com o dom do carisma salesiano e encarná-la no mundo juvenil. Desse modo, é a nossa forma de viver e atuar a missão salesiana segundo a espiritualidade e o Sistema Preventivo de Dom Bosco, a serviço da missão evangelizadora da Igreja.

(Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana . São Paulo: Editora Salesiana, 2005, pp. 28-35).

Frentes de Trabalho da PJS

• Animação Pastoral
  • Refere-se aos projetos ligados ao desenvolvimento da PJS junto a toda comunidade educativa.
  • Projetos:
    1. Bom dia e Boa tarde
    2. Objetivo: promover diariamente, no início das aulas, mensagens sobre a Família Salesiana, datas comemorativas, atividades específicas de nossa escola, e fazer junto com os nossos alunos uma oração, entregando o dia nas mãos de Deus. Estes momentos são promovidos pela Direção, Coordenação e Equipe de Pastoral.
    3. Ano Litúrgico
    4. Objetivo: realizar com toda a comunidade educativa atividades que acompanham a proposta litúrgica da Igreja, como a reflexão da Campanha da Fraternidade, Missas Pascais e de Ação de graças, Confissões em preparação à Páscoa e ao Natal, Mês de Maria (Maio) e Mês da Bíblia (Setembro).
    5. Salesianidade
    6. Objetivo: evidenciar que, além de nossa missão como Igreja, nossa comunidade é parte de uma grande família: a Família Salesiana. Iniciada por São João Bosco, todos nós, hoje, a mantemos viva. Para isso, promovemos o conhecimento da vida de nosso fundador, dos vários santos salesianos e dos valores educativos deixados por Dom Bosco.
    7. Presença no Pátio
    8. Objetivo: estar junto com os alunos no momento de recreio, praticando assim um dos fundamentos do sistema educativo vivido por Dom Bosco e Madre Mazzarello: a Assistência-Presença. Lá, onde a criança e o jovem é ele mesmo por inteiro, a educação ocorre com maior familiaridade e eficácia.
    9. Animação Vocacional
    10. Refere-se aos projetos ligados a instigar no jovem a reflexão sobre sua verdadeira vocação.
    11. Voluntariado
    12. Trabalho realizados por alunos do 7º ao 3º anos do ensino médio em instituições que atendem pessoas carentes, moradores de rua etc…
Realizamos também:
  • Intervalo Musical